top of page

Tristeza ou depressão

Apesar de tristeza e depressão serem completamente diferentes muitas vezes é bem difícil diferenciar. Isso porque elas se misturam, intercalam e acabamos não sabemos quando uma começa e a outra termina.


Tristeza é um sentimento com causa conhecida e que sabemos que vai passar. É normal, humano, sentir tristeza. Não estamos felizes o tempo todo e está tudo bem. A depressão é mais sorrateira. Não sabemos muito bem a causa nem quando achamos que conhecemos o motivo de estarmos nos sentindo daquele jeito. Ela ativa nossa autopiedade e, no geral, resistimos a sentir o que estamos sentindo de fato, a encarar o que quer que esteja ali dentro - a sensação é de que simplesmente não temos força.


Tristeza é saudável, depressão é doentio. E ambas estão às voltas da nossa vida, de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente. Não é verdade?


Quinta-feira darei uma palestra sobre depressão e tristeza pela luz do pathwork - se quiser vir assistir ela é gratuita. Pra participar só entrar por esse link aqui.


 

🦋 𝑨𝒍𝒆𝒔𝒔𝒂𝒏𝒅𝒓𝒂 𝑮𝒊𝒓𝒐𝒕𝒕𝒐 – Sou mãe, psicanalista, consteladora e facilitadora do Pathwork®

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page