top of page

Você conhece o peso que carrega?


Uma coisa bem difícil de sentir é a sensação de estar arrastando o mundo enquanto anda. Quando tudo parece pesado demais, cansativo demais, ou até mesmo doloroso demais. Parte dessa percepção vem da sobrecarga gerada pela quantidade de decisões e tarefas, além de todas as responsabilidades presentes na vida. Mas, essas situações só são responsáveis por uma pequena parcela do problema. Boa parte do peso, e a causadora da angústia de verdade, é a carga emocional. Principalmente quando parece que o fardo nunca fica mais leve.


É praticamente uma punição, não é mesmo?


Junto com esse sentimento costuma vir o desejo de se livrar logo disso, da maneira que for, às vezes mesmo em detrimento próprio. Sendo assim, existem várias maneiras diferentes pelas quais escolhemos, mesmo que inconscientemente, para lidar com a situação. Seja ela compensando de alguma forma, resolvendo a questão, “esquecendo” do problema, se livrando de qualquer jeito, ou até mesmo sofrendo. Pode parecer loucura, mas o número das vezes em que tentamos resolver esse problema nos punindo ou sofrendo é enorme.


Você percebe quando escolhe esse caminho? Quando se coloca nesse lugar?


Ter consciência disso é bem importante. Sem ela não assumimos responsabilidade por nossa posição e continuamos seguindo em frente pelo mesmo caminho, sem perceber o que estamos fazendo conosco.


Para mudar é preciso saber, inclusive, onde é que estamos enroscados. Afinal, se não temos um ponto de partida, não teremos um ponto de chegada. Não adianta correr obstinadamente em qualquer direção apenas pela sensação de estar pelo menos tentando. Isso pode até aliviar no começo, mas não resolve. Concorda?


 

🦋 𝑨𝒍𝒆𝒔𝒔𝒂𝒏𝒅𝒓𝒂 𝑮𝒊𝒓𝒐𝒕𝒕𝒐 – Sou mãe, psicanalista e consteladora. Trabalho conjuntamente com várias terapias complementares e também facilito grupo de estudos da metodologia Pathwork®, conhece? Se quiser saber mais, só entrar em contato comigo . Abs!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page