top of page

Adolescência = um desafio atrás do outro



Adolescência = um desafio atrás do outro. Não é mesmo?

Acredito que isso vale tanto pro adolescente quanto pros pais.

Há algum tempo recebi o pedido de falar um pouco sobre adolescência na visão da constelação. De lá pra cá fiquei digerindo a ideia, maturando, pois aqui há muito e ao mesmo tempo "nada" a se dizer. Adolescência é uma experiência e tanto.

Você lembra da sua?

Caso não lembre, vale recordar. Seja revendo fotos, cartas e cadernos que possuía, tipos de música que gostava, sonhos que tinha. Como foi que sua adolescente viveu? E qual o espaço que ela ocupa na sua vida agora? Qual a turma que ela queria pertercer - e porquê?

Na adolescência somos como uma bomba de hormônio e energia, impulsivos e corajosos. Exagerados. A cabeça a mil, cheios de ideias e inseguranças na mesma proporção. Querendo ousar, desbravar e, ao mesmo tempo, morrendo de medo de não pertencer, de ser rejeitado e abandonado. De dar errado - mesmo que, muitas vezes, nem ousa pensar em dar errado.

Responsabilidade e cuidado são palavras que não costumam existir no vocabulário do adolescente mas que precisam ocupar um lugar na rotina. E isso é parte do trabalho dos pais. Um trabalho que desafia, pois é delicado o equilíbrio entre dar sem privar, podar e impedir experiências de serem vividas.

Dá medo, e como dá.

Mas é preciso dar espaço pra viver e ousar.

Portanto, se tenho dica de como lidar com adolescentes, seja com base na constelação ou não, é: confia, comunica, observa, ama, esteja disponível e tenha coragem junto com ele. Lembre de como foi sua adolescência, cuida também dessa parte sua, abraça ela junto com a do seu filho.

E viva.

Essa fase é cheia de vida, permita que ela exista.🤗

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page